quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Inclusão do deficiente no mercado de trabalho.

A Lei de Cotas nº 8213/1991, estabeleceu a obrigatoriedade das empresas em cumprirem uma porcentagem como cota de pessoas com deficiência em relação ao total de empregados. A partir dai as empresas iniciam um processo de adaptação para receber pessoas com necessidades especiais, mas os ganhos na melhora do clima organizacional, orgulho de se trabalhar numa empresa com visão de diversidade e valorização do ser humano são superiores e incrivelmente benéficas a todas e as empresas e também do ponto de vista do consumidor.

Porém muitas empresas encontram dificuldades na busca por profissionais portadores de deficiência pelo nível de exigência aos perfis dos cargos, isso acontece também às pessoas sem necessidades especiais, cada vez mais as empresas buscam super-heróis.

É fundamental que empresas e as pessoas estejam abertas a receber essas pessoas com perspectivas reais de esperança e realização profissional. É importante quebrarmos a barreira do preconceito e focar mais nas competências das pessoas. Mas cabe também ao portador de deficiência se sentir digno de que pode sim ter uma vida profissional e uma carreira de sucesso.

A internet sem dúvida nenhuma é o melhor caminho na busca de vagas para deficientes, além de ONGs e Instituições especializadas no ramo de contratações.

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach

www.sucessoecarreira.com.br

Nenhum comentário: