Planejamento do "Tempo"


Uma das frases que mais ouço no meu consultório é: “gostaria que o dia tivesse 30 horas”. É incrível como as pessoas têm dificuldade em gerir seu próprio tempo. Porém o que se percebe quando paramos para fazer uma reflexão sobre essa queixa é que a falha se dá por falta de planejamento, foco e administração.

Em primeiro lugar é interessante o profissional saber exatamente como funciona o seu relógio biológico, ou seja, em que momento no dia é mais produtivo, como seu corpo reage pela manhã, tarde ou a noite, isso pode te dar muitas dicas de como planejar as atividades do dia a dia.

É importante estar com o corpo e a mente bem, isso lhe dará energia necessária para cumprir o seu planejamento. Adquira o hábito de fazer listas, definindo prioridades e emergências, se dê a oportunidade de conhecer e utilizar melhor as ferramentas que estão ao nosso alcance como o outlook e até as próprias agendas.

Seja mais criterioso na hora dos bate-papos, um cafezinho demorado pode alterar sua rotina, ou aquele colega do trabalho que adora contar seu final de semana, ou até compartilhar problema pessoal, nada mais justo do que você ser franco e comunicar que está ocupado e que podem conversar em outro momento. Seja firme com o seu propósito.

Saiba dizer “não”, organize seu tempo dentro de um limite razoável, se algum colega de trabalho pedir ajuda (para fazer o trabalho dele) e se isso de fato atrapalhar o seu planejamento saiba com, polidez, dizer não.

Planejar o seu tempo exige dedicação, disciplina e motivação, seja seu melhor amigo nesse momento e perceba como pode ser mais agradável e produtivo o seu tempo.

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach