Coaching é um processo que apresenta resultados extraordinários, está altamente em evidência e por isso existem muitas armadilhas no mercado
Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
Coaching vive um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Em função disso, existem muitas pessoas no mercado, sem habilitação e conhecimento do processo, que se auto-intitulam coach. Por isso, antes de contratar um profissional, é fundamental que os gestores chequem se ele já passou, pelo menos, por algum treinamento de capacitação, atestem sua experiência no mercado e verifiquem suas referências.
José Roberto Marques, Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching e um dos pioneiros profissionais do Coaching no Brasil, afirma que "Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (Psicologia, Sociologia, Neurociências) e de ferramentas da Administração de Empresas, esportes, gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e outros".
Um coach trabalha com um cliente (coachee), seja ele uma empresa, um executivo, um líder, uma pessoa ou um grupo, no sentido de gerar novas opções através de perguntas poderosas, técnicas e ferramentas específicas conduzidas por um profissional habilitado. É importante destacar que esse profissional precisa ter passado por um programa de formação com no mínimo 130 horas para que possa ter os recursos iniciais para desenvolver o processo com competência.
O Instituto Brasileiro de Coaching oferece o Programa de Formação com Certificação Internacional Professional & Self Coaching em todo o Brasil para quem deseja atuar como coach ou utilizar o coaching na empresa, na vida pessoal, com a equipe ou na liderança.
O coach fornece suporte e feedback contínuo para o coachee (uma empresa, um executivo, um líder ou um grupo) para que, em conjunto, ambos possam desenhar um plano de ação eficiente em direção a uma meta específica ou um novo comportamento desejado. O objetivo de qualquer processo de coaching é identificar um estado atual - ponto "A" - e chegar até o estado desejado – ponto "B". Para isso, o coachee tem despertar o melhor de si mesmo. Esse processo pode envolver: desenvolvimento de novas habilidades e competências, autoconhecimento, alinhamento de valores, estruturação de metas ou objetivos inteligentes, desafio, feedback constante e, o mais importante, total comprometimento entre coach e coachee.
Marques ainda aponta as maiores Armadilhas do Mercado de Coaching, que são:
1) Empresas sem reconhecimento de nenhum órgão internacional que criam órgãos fictícios para avalizarem seus treinamentos de Coaching, oferecendo um suposto "reconhecimento internacional".
2) Profissionais sem experiência prática com sessões de Coaching ministrando treinamentos para habilitar novos coaches. "Cuidado, isso é muito comum no Brasil, pessoas que não têm bagagem prática alguma como coach reproduzindo treinamentos de Coaching", afirma Marques.
3) Profissionais sem treinamento intitulando-se coaches.
4) Síndrome do "única". Empresas afirmando que são únicas em determinados aspectos.
5) Banalização do processo de Coaching, treinamentos sem qualidade e profissionais sem preparação utilizando o processo.
Fonte: www.administradores.com.br
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