É comum ouvirmos em reuniões, fóruns e treinamentos a importância do trabalho em equipe, que é a soma de talentos individuais que unidos num foco assertivo gera conforto a todos.
Parece claro, que é fundamental que as pessoas estejam voltadas a um objetivo comum como um agente facilitador do dia a dia, mas como conseguir de fato que isso aconteça e ainda com motivação entusiasmo e camaradagem?
Para tornar uma equipe integrada e alinhada é necessário acima de tudo que haja objetivos de trabalho bem definidos, compartilhados entre os membros, num ambiente de disciplina, união e profissionalismo. Para que isso ocorra é essencial que as empresas definam missão, visão e valores e compartilhe com os colaboradores, é impossível abraçar uma causa sem conhecimento do alvo a ser alcançado.
É papel do líder perceber e utilizar as diferenças individuais, estimulando a diversidade na equipe de forma saudável, fazendo com que cada um possa contribui com o seu “melhor”, é o líder que deve estabelecer as metas, analisar se há necessidade de treinamentos específicos para agregar melhorias individuais, cabe a ele também motivar e reconhecer cada esforço individual e na equipe.
Em grupos é inevitável que haja discórdias e conflitos, mas cabe também ao líder fortalecer um ambiente de ajuda mútua e estimular a solidariedade, cooperar é diferente de competir.
www.sucessoecarreira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário