sábado, 10 de setembro de 2011

Por que fazer um teste vocacional?

Autor: Rosângela Casseano

A escolha profissional é considerada um momento muito importante na vida das pessoas. Coincide com o período da adolescência, fase permeada por muitas incertezas, ansiedades e inseguranças.

A preocupação acerca daquilo que o adolescente quer ou não fazer em relação à sua futura atuação profissional, os seus interesses e talentos, o mercado de trabalho e a real possibilidade de atuar em uma profissão que lhe traga realizações na carreira, são alguns dos diversos fatores que influenciam na tomada de uma decisão importante.

A partir deste mês, estudantes de cursinhos e do terceiro ano do ensino médio de todo Brasil começam uma verdadeira maratona para encontrar e se decidir o curso universitário que irá freqüentar e as melhores opções de faculdades. Mas nem todos sabem exatamente qual curso irão fazer.

Um programa sério de orientação vocacional pode ajudar muito, mas atenção: deve ser feito de forma personalizada em consultório, ou coletivamente em instituições de ensino. Deverá constar deste programa: entrevista individual, aplicação de testes (de personalidade e de inteligência) e testes de aptidão profissional, um bom profissional que poderá ajudar você na tomada desta decisão não irá lhe oferecer um único caminho, mas uma possibilidade de minimizar uma escolha infeliz que afetará toda a sua história profissional.

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach
www.sucessoecarreira.com.br

Nenhum comentário: