sábado, 11 de junho de 2011

Geração Z

Autor: Rosângela Casseano

A natureza dessa geração Z vem do termo “zapear”, que é o ato de navegar facilmente entre diversos meios de comunicação como a internet, TV, o rádio, vídeo-games, telefones e mp3 player simultaneamente, essa geração é representada pelos nascidos no início dos anos 90. Eles nasceram num mundo onde as ferramentas de conexão fazem parte do seu dia a dia, são os “nativos digitais”, suas vidas são margeadas pelo acesso rápido a informação, sobrecarregando seu foco de atenção e muitas vezes prejudicando as interações pessoais.

O que nos chama a atenção nesta geração é sua falta de interesse em determinadas carreiras, pois esse assunto não os estimula, diferentes da Geração Y que o foco é carreira, crescimento e ascensão, por hora o que se percebe são jovens com pouco motivação em desenvolver-se profissionalmente. Especialistas já se preocupam com uma possível escassez de médicos e cientistas após 2020.

Por outro lado, encontramos meninos e meninas exigentes, eles se preocupam com o que consomem, lêem rótulos, foram ensinados desde cedo a se preocupar com a natureza e a busca por uma vida sustentável. Exigentes, críticos e dinâmicos passarão assim como em toda geração pela necessidade do amadurecimento pessoal que nos levará certamente a um mundo mais veloz e próspero.

Cabe aqui um alerta a pais, professores e empresários que essa geração vem para enfrentar o mundo mais criticamente sendo necessário e essencial que todos nós os reconheçamos e incentivemos ao desenvolvimento de suas relações pessoais, ao ato da reflexão e auto-conhecimento.

 


Rosângela Casseano é 
Psicóloga, Hipnoterapeura, Master em PNL e 
Personal Coach

Nenhum comentário: