terça-feira, 17 de abril de 2012

O espaço do jovem no mercado de trabalho.

Grandes cargos, grandes companhias e jovens profissionais. Afinal, o que as empresas buscam nos profissionais mais novos?

Yngrid Paixão - Empregos.com.br

O espaço do jovem no mercado de trabalho Ter conhecimento, formação acadêmica, saber idiomas, estes não são exatamente os únicos requisitos que as empresas procuram.

Para elas, na hora de contratar um jovem as exigências vão muito além. Hoje em dia, as empresas investem em jovens visando absorver a capacidade de inovação e a criatividade.

Um jovem profissional tem mais flexibilidade e poucas limitações, além de ter uma mente muito mais aberta e inovadora. Para as empresas acabam investindo em programas que colaboram com o desenvolver dessa “agilidade jovial”.

Também é importante ressaltar que na questão da liderança o jovem tem ganhando muito espaço, isso se dá também devido a capacidade de comunicação que um jovem tem e a forma como ele geralmente consegue representar bem um grupo de pessoas. Por isso fique atento, não adianta ter grandes idéias e não conseguir fazer isso de uma forma coletiva.

Você que é jovem e procura uma boa posição no mercado de trabalho, essa é a hora! Tenha foco e vá atrás dos seus objetivos. Busque conhecimento, estude, se informe, mas além de tudo, busque ser o profissional que as empresas procuram. Trabalhe sua criatividade, sua comunicação e siga em frente.

Mas lembre-se, por ser jovem, muitas pessoas podem não acreditar na sua capacidade profissional, por isso mostre seriedade e imponha respeito. Logo revelará para o mundo o grande profissional que você é.

Acredite e Boa sorte!

Matérias relacionadas:
O que o jovem quer da vida?
Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sucesso na Carreira e Felicidade.


Autor: Rosângela Casseano

O desejo de ser feliz está dentro de todos, cada um a sua maneira vai buscando meios para realizar seus sonhos. Uma das maiores descobertas de felicidade é a noção de que para ser feliz é importante sentir-se útil.

Na carreira temos a grande permissão de exercitar felicidade, veja algumas dicas de como fazer da sua vida profissional um lugar para ser feliz e útil!

1º. Correr riscos, se atirar ao novo, a novos projetos, novos métodos de trabalho, novos ambientes, é muito fácil ficar no que é conhecido, mas o risco sempre nos traz a luz do desafio, criando novas motivações para o cotidiano.

2º. Dissociar o pessoal do profissional, muitas situações, pessoas, circunstâncias podem ocorrer gerar conflitos e desconfortos, as pessoas não são obrigadas a pensar como você. Mas quando se aprende que deve encarar os conflitos no trabalho como profissional, as relações ficam mais saudáveis e com menos expectativa.

3º. Sempre dê o melhor de você, não fique apenas no “básico”, é possível fazer sempre um pouco a mais, isso fará a diferença.

4º. Não tenha medo de perguntar, como diz um paciente meu: “você não precisa saber fazer tudo, mas é importante ter o telefone de quem sabe”.

5º. Revise seu trabalho, gastar uns minutos a mais antes de entregar um trabalho poderá fazer toda a diferença, alguns erros deixam verdadeiras “manchas” na sua história, fora que pode interferir na confiança de seus pares e gestores.

6º. Ajude seus colegas e seu chefe a brilhar também, seja altruísta, parceiro, isso além de te trazer muita alegria por receber a gratidão das pessoas, com certeza trará retorno.

7º. Para o filósofo Mokiti Okada, “a verdadeira felicidade consiste em fazer o outro feliz”, experimente.

Rosângela Casseano é Psicóloga, Hipnoterapeuta, Master em PNL e Personal Coach
www.sucessoecarreira.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mulheres, roupas e entrevista de emprego!

Yngrid Paixão - Empregos.com.br
Mulheres, roupas e entrevista de emprego!Aparência é algo de extrema importância na hora de conseguir um emprego, mas como saber o que vestir nessas horas?

Além do currículo, experiências e da sua desenvoltura, sua aparência também pode ser um diferencial na hora de ser contratado. A primeira impressão, na maioria das vezes, é realmente a que fica! Então é melhor não fazer feio nessas horas.

- A primeira dica é, pesquise sobre a empresa e observe o tipo de empresa que ela é, se é formal demais ou algo mais descontraído.

- A partir daí, comece a pensar no figurino, que deve estar de acordo com o perfil da empresa e com o cargo disputado.

- Para algo mais formal, opte por calça social e uma camisa. Se estiver frio, coloque um terninho. No caso de escolher uma saia, preste atenção no comprimento que não pode ser acima do joelho. Salto alto ou até mesmo uma sapatilha.

- Em algo pouco mais informal, um jeans básico e de preferência escuro, também é uma opção, junto com uma camisa ou uma blusa discreta.

- Prefira cores neutras como preto, branco, marrom e bege. Tome cuidado com decotes, brilhos e roupas apertadas demais. Tenha bom senso, afinal é uma entrevista de emprego e não uma festa.

Mulheres, roupas e entrevista de emprego!- A maquiagem deve ser leve. Base e corretivo para melhorar a textura da pele, blush para dar aquela aparência saudável e um batom cor de boca. Nada carregado, em excesso ou escuro demais.

- Quanto aos acessórios, opte pelos mais discretos. Brincos, colares e anéis, delicados e pequenos, apenas para dar um toque a mais no visual.

- Na dúvida, aposte em uma calça social preta e uma camisa branca, fica básico, elegante e formal, não tem erro.

É claro que sua aparência não é tudo, mas uma boa parte, que faz a diferença. Lembre-se disso e boa sorte!

Matérias relacionadas:
Roupa ideal para encarar a dinâmica de grupo
Com que roupa eu vou?

terça-feira, 10 de abril de 2012

Você é um profissional sustentável?


Para quem pensa no meio ambiente, não basta só ter esse pensamento dentro de casa, a sustentabilidade tem que ser aplicada em todos os lugares, até no trabalho.

Yngrid Paixão - Empregos.com.br

Você é um profissional sustentável?Pensar no futuro do planeta não é uma tarefa particular, ela deva ser unânime, mas nem todos têm a mesma consciência. Uma atitude sustentável parte de cada um de nós. No ambiente de trabalho não é diferente, porém, algumas empresas visando o bem do planeta, mantêm atitudes sustentáveis, ou seja, consomem e utilizam produtos de outras empresas ambientalmente responsáveis, mas nada disso funciona se você não estiver fazendo a sua parte!

Quando precisa rapidamente anotar alguma coisa o que você faz? Pega uma folha nova na impressora ou tem separadas aquelas folhas usadas com o verso em branco, sim o famoso rascunho? São pequenas atitudes que geram grandes resultados para o nosso meio ambiente. Já pensou em quantas árvores foram derrubadas para manter essa papelada toda que os escritórios usam?!

E a água e o cafezinho? Onde você costuma tomar? Ao invés de usar um copinho plástico para cada vez que for tomar água, não seria melhor trazer de casa um squeeze ou uma caneca? E aquela brisa natural que vem de fora, às vezes não é bem mais agradável do que o gelo do ar condicionado que consome bastante energia?

Você é um profissional sustentável?Falando em energia, ao sair para o almoço, por exemplo, você desliga o monitor do seu computador? Apesar de o desperdício ser pouco, ao pensar em todos os computadores da empresa multiplicando isso pelos dias do mês, a proporção pode ser bem considerável.

Motive seus colegas e mantenha essas pequenas atitudes como parte da sua rotina, além do que, elas podem te transformar num profissional diferenciado na visão do seu chefe, pois além de consciente você estará colaborando com a redução dos custos.

Quando você menos esperar vai praticar a sustentabilidade em tudo o que fizer. No final das contas seu bolso agradece e o planeta também.

Matérias relacionadas:
Sustentabilidade também se aplica à área de recursos humanos
Pense em sustentabilidade e ganhe em criatividade

terça-feira, 3 de abril de 2012

Síndrome da segunda-feira, saia dessa!

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga no domingo à noite? Aquela sensação de que vai começar tudo outra vez, como se todos os problemas estivessem prestes a cair sobre você!

Yngrid Paixão - Empregos.com.br
Sindrome da Segunda-Feira
Pois é, muitas vezes o domingo à noite é ainda pior que a segunda-feira pela manhã. Isso tudo são sintomas da “síndrome da segunda-feira”. Calma, não é uma doença, é apenas um mal estar que pode ser reversível.

Existem coisas que você pode fazer para o peso da segunda-feira ser um pouco menor. Saiba como:

- Não leve para a semana seguinte os problemas que podem ser resolvidos naquela semana, assim quando a nova semana começar ela será mais tranquila. Logo no início dela, faça um planejamento para se sentir menos perdido e tudo ficara bem mais fácil.

- No domingo tente fazer exercícios e coisas relaxantes, vá ao parque, corra, pegue uma piscina, tome um sol. Verá como terá muito mais pique na próxima semana.

- Tome um café da manhã bem reforçado, coma carboidratos e cafeína, para dar disposição e energia. Escute uma música que te agrada durante o café.

- Calma, é normal que você se sinta um tanto quanto devagar na segunda-feira, portanto, não exija tanto de você no começo do dia, faça as coisas no seu tempo, sem querer atropelar o seu próprio ritmo. Tente acordar um pouco mais cedo, para não se atrasar. Mas nada de preguiça, a semana está só começando e você tem que ter energia para todo o resto dela.

- Pense nas coisas boas do seu emprego. Seus colegas, que você passa a maior parte do dia e que tem afinidade para contar sobre o fim de semana. Suas tarefas que muitas vezes apesar de estressante te distrai e faz com que as horas passem rápido. Coisas que te motivam.

Após pôr em prática essas dicas, verá que a segunda-feira não é tão apavorante assim. Além do que, você vai perceber que o seu domingo pode ser mais sereno só de saber que no dia seguinte tudo começa novamente, só que de uma forma bem mais tranquila.

Faça seu currículo de acordo com a vaga


Experiências anteriores, cursos, formação, idiomas. Afinal, o que devo colocar num currículo?

Yngrid Paixão - Empregos.com.br
 
Faça seu currículo de acordo com a vagaMuitas informações são básicas e padrão, porém, cada vaga requer um tipo de profissional diferente então o certo é adequar seu currículo de acordo com a vaga de emprego que você quer.

Especialistas sugerem que se faça um currículo diferente para cada vaga que deseja, por isso é importante ter noção das informações relevantes para aquela vaga. Além de saber colocar suas intenções da maneira correta.

Por exemplo, um profissional muito qualificado, com vasta experiência, pode estar fora do mercado há muito tempo e querer voltar aceitando uma vaga com cargo e salário inferiores ao recebido anteriormente. Se ele colocar no currículo toda sua experiência, ele corre o risco de nem se quer ser chamado para a disputa da vaga.

Faça seu currículo de acordo com a vagaA empresa provavelmente entenderá que devido às qualificações e experiências anteriores a vaga não será compatível e que o profissional irá se frustrar tanto com o salário, quanto com o cargo oferecidos.

Ao descrever suas experiências, desenvolva-as focando na vaga, ou seja, descreva de acordo com o que você acha que seria interessante para a vaga que está disputando agora. O mesmo serve para os cursos, de preferência os que são compatíveis com o cargo pretendido.

Enfim, sempre tenha como foco a vaga que pretende preencher, faça do seu currículo aquele que o entrevistador procura.

Matérias relacionadas:
Guia do Currículo
Dicas para começar a elaborar seu currículo